1930
O registro, pertencente ao acervo de Paulo José da Costa e colorido artificialmente por Davi Schimidt, mostra o pátio da Estação Ferroviária Rio Azul, no município de Rio Azul, na região centro-sul do Paraná. A foto é de algum momento da década de 1930.
Apesar do curto tempo decorrido desde a emancipação em relação ao registro, já que o município foi fundado em 1918, Rio Azul fez parte do roteiro ferroviário paranaense.
Na cidade, de apenas 15 mil habitantes e localizada a cerca de 200 quilômetros da capital Curitiba, passava a estrada de ferro da linha Itararé-Uruguai, fundada em 1900 pela Companhia de Estradas de Ferro São Paulo-Rio Grande, a primeira empresa a construir uma ferrovia que ligava o Paraná a um destino fora do Brasil. A própria Companhia se encarregou de construir diversas estações pelo interior do Estado, entre elas a de Rio Azul e também a de Guaragi, distrito de Ponta Grossa.
A estrada de ferro tinha como quilômetro zero a cidade de Itararé, no interior de São Paulo, e era uma das principais rotas para municípios como União da Vitória, no Paraná, e Marcelino Ramos, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessa mesma linha férrea, começou a operar o famoso trem que ligava São Paulo a Montevidéu, no Uruguai, entre os anos de 1943 e 1954.
Fontes: Estações Ferroviárias do Brasil / Foto - Acervo de Paulo José da Costa e Davi Schimidt / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.