1960
Localizada na região noroeste do Paraná, a cidade de Nova Esperança foi emancipada politicamente em 1953. No entanto, desde meados da década de 1920, os primeiros moradores da região onde o município se formou já se organizavam religiosamente. Já naquele período, os colonos construíram uma pequena capela, em estrutura pequena e simples e tendo como matéria-prima barro e sapê.
A medida que a população ia crescendo, os próprios fiéis tomaram a iniciativa de construir uma nova capela, no mesmo endereço onde hoje situa-se a Igreja da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, padroeira da cidade. O registro é da primeira grande intervenção no templo, ocorrida na década de 1950. A 'nova' construção começou a tomar forma em 1953, quando a Paróquia formou uma comissão para discutir uma nova igreja, agora construída em madeira e estruturalmente adequada para receber uma quantidade maior de pessoas em suas celebrações.
Arquitetonicamente, a Igreja Matriz erguida na década de 1950 já carregava os aspectos que, até os dias atuais, referenciam o local, com as altas paredes laterais que, conforme indicam os registros, precisaram ser erguidas e reforçadas com cabos de aço, por conta da madeira 'envergar' em razão do peso da estrutura.
Fontes: Acervo de Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.