1908
Do acervo de Luiz Carlos Kloster, o registro mostra alguns dos primeiros núcleos familiares a desembarcarem na Colônia Gonçalves Júnior, região do atual município de Irati. A fotografia é datada de 1908.
Nos primeiros anos do século XX, o Brasil viu o crescimento da imigração europeia para o país. O Paraná ficou famoso pela formação de colônias de ucranianos, poloneses, holandeses, austríacos e povos de outras nacionalidades. O governo brasileiro, por sua vez, tentou ajudar.
Famílias que vieram ao sudoeste do estado ganharam, cada uma, 25 hectares de terra, uma casa de madeira, sementes e ferramentas, com a promessa de restituir o governo num prazo de 10 anos. Foi com esse incentivo que se formou, na região onde atualmente encontra-se a cidade de Irati, a colônia Gonçalves Júnior.
Os primeiros grupos imigrantes de formação da colônia chegaram ao Brasil em 1908, vindos da Holanda. Nos anos seguintes, chegaram também alemães, poloneses e ucranianos. Em 1910, conforme os registros históricos, a região já tinha 242 famílias.
O território da colônia foi assim denominado em homenagem a Joaquin Gonçalves Júnior, engenheiro contratado pelo governo em demarcar as terras a serem ocupadas pelos colonos.
Anos mais tarde, após a constituição formal de Irati, a colônia virou distrito, que atualmente tem uma população estimada de 3 mil pessoas.
Fontes: Biblioteca IBGE / Foto - Acervo de Luiz Carlos Kloster / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.