Paraná

Estátua de General Carneiro, na Lapa - 1950

1950


De autoria do escultor João Turim, uma estátua moldada em bronze foi instalada na praça General Carneiro, na região central da Lapa, em 1928. A escultura é uma homenagem ao mesmo herói que nomeia a praça.

General Gomes Carneiro foi o comandante das tropas locais no episódio que ficou conhecido como 'Cerco da Lapa', ocorrido durante 26 dias dos meses de janeiro e fevereiro de 1894. Na ocasião, a cidade da atual Região Metropolitana de Curitiba (RMC) se tornou palco de um sangrento confronto entre tropas federalistas - contrários a implantação do sistema presidencialista no Brasil - e os legalistas.

Cerca de 640 soldados locais, liderados por General Carneiro, ajudaram as tropas do governo de Marechal Floriano Peixoto e derrotar os federalistas. A batalha na Lapa deu tempo para a organização das tropas legalistas e impediu que os revoltosos chegassem até a capital da República.

Fontes: "Cerco da Lapa: do começo ao fim" / Brasil Escola / Foto - Acervo de José Darcy dos Santos / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.