Paraná

Reforma do Couto Pereira - Década de 1950

1950


Palco de um dos mais tradicionais times do futebol paranaense, o Estádio Major Antônio Couto Pereira passou por diversas transformações ao longo da história. A casa do Coritiba carrega o nome do presidente do clube que foi responsável pela idealização de sua ‘casa’.

Em dezembro de 1928, Couto Pereira efetuou a compra do terreno onde o Estádio se localiza atualmente, no Alto da Glória. Inicialmente, uma construção simples, com apenas 1 lance de arquibancadas, recebeu os jogos do time, tendo sido inaugurada no mesmo terreno em 1932, em uma partida contra o América-RJ, vencida pelo coxa por 4 a 2.

Naquele momento, a atual casa do Coritiba tinha recebido o nome de  Estádio Belfort Duarte, sobrenome de João Evangelista, ex-jogador e dirigente do próprio América.

Em 1936, o então Belfort Duarte passou pela primeira grande intervenção, que dobrou a capacidade de público. Em 1939, ocorreu a construção da sede social e, em 1941, a instalação dos famosos refletores, que permitiram ao Estádio receber a primeira partida oficial do Paraná em período noturno.

Na década de 1950, no entanto, iniciaram as obras para o Couto Pereira que temos hoje, como mostra o registro do acervo da Gazeta do Povo. O Estádio foi reinaugurado em 1958. Em meados da década de 1970, a última grande intervenção na casa do Coritiba permitiu que a capacidade de público chegasse ao que temos hoje, algo em torno de 60 mil pessoas.

O nome do estádio foi alterado para Estádio Major Antônio Couto Pereira em 1977, uma homenagem ao antigo presidente falecido no ano anterior.

Fontes: Coritiba Football Club / Foto - Acervo de Gazeta do Povo / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.