1954
O então presidente da República, Café Filho, acompanhado do governador Bento Munhoz da Rocha Neto e demais autoridades para a solenidade de inauguração do auditório Salvador de Ferrante, popularmente conhecido como 'Guairinha'. O pequeno auditório foi a primeira fase concluída e entregue do popular Teatro Guaíra, em Curitiba.
O registro é do ano de 1954 e pertence aos acervos de Jair Elias e da Biblioteca Nacional. A origem do Teatro Guaíra remonta à segunda metade do século XIX, quando a Assembleia Provincial doou à Sociedade Teatral Beneficente União Curitibana um terreno, o mesmo onde hoje se encontra a Biblioteca Pública do Paraná, para a construção do Theatro São Theodoro, nome dado em homenagem a Theodoro Ébano Pereira.
O Theatro São Theodoro foi inaugurado em 1884 e permaneceu como principal palco de expressão cultural da capital pela década seguinte, até a chegada da Revolução Federalista em 1894, que suspendeu as apresentações artísticas no Paraná.
As dependências do teatro transformaram-se em prisão dos rebeldes pelas forças legalistas e o São Theodoro entrou em decadência. Essa situação permanece até 1900, quando o local é reinaugurado com o nome de Theatro Guayrá.
Em 1939, o Theatro Guayrá foi demolido e, ao mesmo tempo, iniciou-se uma campanha pela construção de um teatro oficial na cidade, liderada pela Academia Paranaense de Letras. O projeto para a construção do teatro foi escolhido no final dos anos 1940 e a construção teve início em 1952.
Fontes: Centro Cultural Teatro Guaíra / Itaú Cultural / Biblioteca Nacional / Foto - Acervo de Jair Elias / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.