1880
Do acervo da página "Amantes da Ferrovia", o registro mostra a tradicional estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, na altura da região conhecida como "Pico do Diabo", em Morretes, em algum momento do fim do século XIX.
A ferrovia Paranaguá-Curitiba, a primeira do Estado, foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, após ao menos 15 anos de negociações entre autoridades paranaenses e o governo Imperial, além de uma disputa interna entre duas cidades litorâneas do Paraná.
Em 1870, o Império recebeu o primeiro pedido de concessão para a construção de uma ferrovia que ligasse o Litoral à Curitiba. O pedido partiu dos mesmos idealizadores da Estrada da Graciosa e, na época, o objetivo era a criação de uma ferrovia que partisse de Antonina até a capital. O pedido chegou a ser deferido pelo Governo Imperial, provocando a ira de Paranaguá. O Visconde de Nacar e a família Correia, influentes politicamente na região, insistiam que a ferrovia nascesse em terras parnanguaras.
O pedido, antes deferido pelo Império, foi revisto. E nisso, foram quatro anos de disputas políticas até que, em 1º de maio de 1875, surgiu o decreto que determinava que a ferrovia partisse de Paranaguá. Para justificar a retirada dos trilhos de Antonina, a coroa usou o argumento de que a baía dali não comportava embarcações de grande porte, por conta da profundidade.
Fontes: Especiais Gazeta do Povo e Museu Paranaense / Foto - Acervo de Amantes da Ferrovia / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.