Paraná

Lula em Cascavel - 1982

1982


Já um notório líder sindical na época, Luiz Inácio 'Lula' da Silva disputou sua primeira eleição para um cargo eletivo em 1982. Naquele ano, os brasileiros foram para as urnas votar para os cargos de governador, senador e deputados federais, sendo aquele o primeiro pleito após o fim do bipartidarismo no Brasil, representando um avanço rumo ao retorno da democracia.

Lula foi lançado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para o cargo de governador de São Paulo, ficando em 4º lugar com 1,1 milhão de votos - cerca de 10% do total -. Franco Montoro (PMDB) foi o grande vencedor, com 49% dos votos válidos - cerca de 5,2 milhões de votos. No entanto, apesar da disputa em São Paulo, Lula encontrou espaço na agenda, em 1982, para visitar o Paraná.

O registro é de um comício ao qual participou em Cascavel. No Paraná, naquele ano, o Partido dos Trabalhadores teve uma votação bem menos expressiva do que em São Paulo. O candidato do PT paranaense ao governo foi Edésio Passos, apoiado por Lula. Ele fez pouco mais de 12 mil votos (0,4% do total) em uma eleição onde José Richa (PMDB) saiu vitorioso, somando quase 60% dos votos válidos.

Fontes: Fundação Perseu Abramo / Tribunal Regional Eleitoral do PR / Câmara dos Deputados / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.