1940
Coordenada pela Rede de Viação Paraná Santa-Catarina, a estação ferroviária de Tomazina, no norte pioneiro, foi uma das mais importantes estações do Paraná no início do século XX. Ela pertenceu ao ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe, inaugurada em 1920 e que tinha como quilômetro zero o município de Wenceslau Braz, também no Paraná.
A foto pertence ao acervo de Flávio Nazareth e mostra a estrada de ferro que cortava o município sob uma ponte, já não existente, que passava pelo Rio das Cinzas. Em Tomazina, a estação ferroviária foi inaugurada no dia 20 de abril de 1922 e desativada para o transporte de passageiros em 1969.
Com uma tentativa sem sucesso de integrar o ramal com a linha Ourinhos-Apucarana e o esgotamento da atividade industrial das minas de carvão na região, a linha foi totalmente desativada em 11 de julho de 1975.
Fontes: Estações Ferroviárias / Foto - Acervo de Flávio Nazareth / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.