1880
Já na fase final do Brasil Imperial, Dom Pedro II fez a única visita ao Paraná que se tem registro. O desembarque do Imperador e sua esposa, Dona Tereza Cristina, ocorreu no dia 18 de maio de 1880, em Paranaguá. Conforme os registros históricos, Dom Pedro queria conhecer mais de perto a então Província do Paraná, que se separou de São Paulo em 1853.
Ao longo de 20 dias, o membro da família real portuguesa visitou diversas cidades. A visita foi registrada por jornais da época e também nos diários escritos por Dom Pedro II. Em cada uma das cidades que passou, ele se hospedou na casa da família mais nobre de cada região.
Em Paranaguá, por exemplo, Dom Pedro II e a esposa se hospedaram no palacete de Manuel Antônio Guimarães, o Visconde de Nácar, que inclusive recebeu a família imperial logo no desembarque.
O roteiro imperial ainda contemplou visitas a Antonina, Morretes, Curitiba, Campo Largo, Palmeira, Ponta Grossa, Castro e Lapa.
Nos diários escritos pelo imperador, ele relatou os diversos percalços que enfrentou durante a visita à Província, como cavalos morrendo após puxar as carruagens, guias se perdendo durante o trajeto e viagens que demoraram mais do que o planejado por conta do péssimo estado de conservação das estradas, ainda não pavimentadas.
Fontes: Acervo de Gazeta do Povo / Foto - Acervo de Presidência da República / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.