1950
O Colégio Estadual do Paraná (CEP) é a mais antiga instituição paranaense de ensino básico, tendo suas atividades iniciadas quando o Paraná ainda nem era, formalmente, um Estado. Fundado inicialmente como “Liceo de Coritiba”, em 13 de março de 1846, o colégio pertencia à Província de São Paulo e, junto com o Colégio Pedro II, fundado pelo imperador no Rio de Janeiro, tornou-se uma das escolas de referência do Brasil.
Nos primeiros anos de atividade, a instituição funcionou em uma casa alugada no Largo da Matriz, região da atual praça Tiradentes, em Curitiba. Em 1892, com a reforma do ensino no Brasil após a transição do Império para a República, o CEP ganhou o nome de “Gymnásio Paranaense”. O nome atual, de Colégio Estadual do Paraná, foi adotado a partir dos anos 1930.
Atualmente, a instituição de ensino funciona em um prédio na avenida João Gualberto, também na capital, construído em 1944. Quando inaugurado, em 1945, o colégio chegou a ser apontado como o maior do ensino básico na América do Sul. A foto em questão é da década de 1950, nos anos iniciais de funcionamento no atual endereço.
Fontes: Acervo de Colégio Estadual do Paraná e Memória Paranaense / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.