1960
O registro, que pertence ao acervo da Biblioteca Nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra o antigo prédio do Fórum Desembargador José Munhoz de Mello, em algum momento da década de 1960. Inaugurado na década de 1950, o prédio foi quase totalmente destruído por um incêndio em 8 de setembro de 1968.
Após o incidente, a edificação foi reconstruída no endereço onde se encontra atualmente, na avenida Tancredo Neves.
A edificação leva o nome de José Munhoz de Mello, um dos mais consolidados juristas do Paraná, nascido em Curitiba em 3 de julho de 1912. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, colou grau em 1933 e iniciou sua carreira como promotor público em Araucária, passando ainda pelas comarcas de Mallet, Reserva e Tibagi.
Na década de 1940, também foi promotor público em Foz do Iguaçu, que na época detinha o controle político de Cascavel, cidade que só seria emancipada em 1951. Daí veio a ideia de dar ao primeiro fórum da cidade o nome do desembargador, que assumiu a função em 1948 e presidiu o Tribunal de Justiça do Paraná entre 1953 e 1958.
Fontes: Biblioteca Nacional do IBGE e Tribunal de Justiça do Paraná / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.