Paraná

Mansão Vila Hilda - Década de 1920

1920


No início do século XX, Ponta Grossa vivia um período de transformações. Por conta do advento das estradas de ferro, a cidade se desenvolveu economicamente e socialmente, passando a ser um grande centro urbano. E esse desenvolvimento também se refletiu na arquitetura local. Um dos maiores expoentes dessa arquitetura excêntrica talvez seja a Mansão Vila Hilda, localizada no centro da cidade.

De estilo eclético, foi construída na década de 1920 para ser residência da família Thielen, cujo patriarca, Alberto Thielen, era um dos mais ativos empresários locais, industrial e proprietário da Cervejaria Adriártica. Conforme registros históricos, o nome da mansão é uma homenagem de Alberto para sua esposa, Hilda Thielen. 

O casarão possui 600m², tendo dois pavimentos que abrigavam a família e os serviçais da casa. Com influência da arquitetura francesa neoclássica e art-nouveau, foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990. Durante muitos anos, o local foi sede da Biblioteca Pública e, desde 1996, abriga a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa.

Ainda preservando o projeto original, o casarão fica aberto para visitação guiada gratuita, mediante agendamento.

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.