Paraná

Formatura de Zilda Arns na UFPR - 1959

1959


Nascida em Forquilhinha, no interior de Santa Catarina, em 25 de agosto de 1934, Zilda Arns Neumann construiu uma história nutrida de muita solidariedade e amor ao próximo, ao dedicar a vida em prol da Saúde Pública brasileira, bem como a facilitação de seu acesso às camadas mais carentes da sociedade.

O registro ilustra um pouco do início desta trajetória. A foto é da colação de grau de Zilda no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, no ano de 1959. Ela deixou Santa Catarina e mudou-se para o Paraná no início da década de 1950, justamente para estudar.

Foi ainda na UFPR que Zilda Arns começou a voltar os olhares para a pediatria. Na ocasião, ela se impressionou com a quantidade de crianças internadas em decorrência de doenças de fácil tratamento. A partir dali, aprofundou-se em seus estudos com o objetivo de atuar na redução da mortalidade infantil.

Sua trajetória notável neste campo fez com que, em 1983, fosse convidada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para fundar a Pastoral da Criança, na qual foi coordenadora internacional. À frente da entidade e com o apoio de milhares de voluntários, entre médicos, enfermeiros e educadores, ajudou a salvar as vidas de mais de 1 milhão de crianças pelo Brasil, até que o projeto rompeu as fronteiras internacionais.

Zilda morreu em janeiro de 2010, em Porto Príncipe, na capital do Haiti, durante um terremoto que atingiu o país, onde estava em missão humanitária. Ela tinha 75 anos na época.

Fontes: CNBB / Revista Galileu / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.