1933
A partir de meados de 1840, ainda na era Provincial, o Paraná começou a organizar toda a sua estrutura médica. Do nascimento das primeiras unidades da Santa Casa de Misericórdia, primeiro em Paranaguá e depois em Curitiba, do surgimento do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz e da formação dos primeiros médicos em solo paranaense, o setor viu a necessidade da criação de instituições e órgãos reguladores.
Passados quase 100 anos desse período, a própria categoria viu que várias organizações, espalhadas, não teriam o mesmo peso de uma única entidade de classe, que pudesse falar não só pelos hospitais, mas também pelos profissionais envolvidos.
Assim, em 1933, nasceu a Sociedade Médica do Paraná, uma fusão da Sociedade de Medicina, da Sociedade Médica dos Hospitais e do Sindicato Médico do Paraná. A fotografia é de uma das primeiras assembleias da nova instituição, ocorrida no salão nobre da Santa Casa de Curitiba.
A posse da primeira diretoria da Sociedade ocorreu no dia 7 de setembro daquele ano, onde o doutor Milton Macedo Munhoz foi nomeado o primeiro presidente.
Fontes: Museu da Medicina do Paraná / Sociedade Médica do Paraná / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.