1980
Fundada oficialmente em 1973, a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) nasceu de um convênio entre a Urbanização de Curitiba S/A (URBS) e o Governo do Paraná. O propósito da parceria era criar a infraestrutura necessária para um bairro voltado à instalação de empresas e indústrias, mas sem deixar de lado o aspecto habitacional.
A fotografia em questão é de meados da década de 1980, mostrando a formação dos primeiros núcleos habitacionais da CIC. Desde que a Cidade Industrial surgiu, ela foi o bairro que mais cresceu em Curitiba.
Estimativas do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontavam que, já em 2010, o bairro tinha ultrapassado os 172 mil moradores, se tornando o mais populoso da cidade. Aquela altura, a CIC também era o maior bairro da capital em extensão territorial, com cerca de 43 km² de área.
Localizada às margens da BR-116, a Cidade Industrial de Curitiba parecia distante do centro da cidade na década de 1970. Com o passar dos anos, a distância foi ‘diminuindo’, a medida que o município foi crescendo no entorno da região metropolitana.
Fontes: IBGE e Curitiba Antiga / Foto - Acervo de Curitiba Antiga / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.