1993
Na década de 1990, uma mobilização popular passou a exigir a emancipação do então distrito de Espigão Alto do Iguaçu, no centro-oeste do Paraná, que pertencia ao município de Quedas do Iguaçu.
O recorte de jornal, de algum momento do fim de 1993, mostra uma reportagem tratando sobre a lei que pedia a independência do distrito. Na ocasião, o projeto já havia sido votado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O texto traz destaque para a atuação do então deputado estadual Nereu Moura (MDB), que liderou a movimentação sobre o assunto no legislativo estadual, e também do vereador Ostap Andreiv, presidente da comissão pré-emancipação na Câmara de Quedas do Iguaçu.
Espigão Alto do Iguaçu se tornou, oficialmente, uma cidade em 18 de abril de 1994. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população estimada de 4 mil habitantes.
Fontes: Assembleia Legislativa do Paraná / IBGE / Quedas do Iguaçu Fotos Antigas / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.