1929
Integrante do complexo ferroviário do Paraná, a Estação Ferroviária de Roça Nova foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1885 no município de Piraquara. Ela fez parte da linha Curitiba-Paranaguá, a estrada de ferro mais antiga do Paraná.
Projetada por André Rebouças e construída por Teixeira Soares, a estação é considerada um dos grandes marcos da engenharia ferroviária nacional, principalmente por ter sido instalada a cerca de 900m de altitude. Apesar de não parecer muito nos dias atuais, na época foi um grande desafio, em função da logística de entrega de materiais e até mesmo de mão de obra.
A estação de Roça Nova marca a entrada dos trens no chamado planalto de Curitiba. Desativado ainda na década de 1970, o prédio foi vendido pela Rede Ferroviária Federal em 2000. Em 2009, houve um projeto de restauração da construção, onde no lugar seria instalada uma vinícola.
Fontes: Rede Ferroviária Federal / Estações Ferroviárias / Foto - Acervo de Arthur Wischral / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.