Paraná

Estrada da Graciosa - Década de 1920

1920


A fotografia, do acervo de "Curitiba Antigamente", mostra Afonso Lange, um motociclista que, em 23 de agosto de 1923, decidiu fazer o trajeto de Ponta Grossa até Curitiba de moto, em um período que as estradas do Paraná ainda eram acidentadas. Relatos apontam que esta teria sido a primeira viagem de motocicleta ocorrida em território paranaense. 

No registro, ele e um companheiro de viagem aparecem em um trecho da Estrada da Graciosa. Inaugurada oficialmente em 1873, a Estrada da Graciosa tem uma história que precede a chegada dos primeiros colonizadores ao Paraná.

No século XVII, colonizadores e jesuítas se estabeleceram no Paraná e o então chamado Caminho da Graciosa tornou-se uma via essencial para o transporte de insumos e mercadorias entre a capital Curitiba e as cidades litorâneas. A estrada era uma popular rota de tropeiros e foi considerada o caminho mais seguro para o transporte de cargas pesadas. Mesmo assim, a Estrada da Graciosa era um caminho estreito e grosseiro, calçado em um dos relevos mais hostis do Brasil.

Fontes: Secretaria de Cultura do Paraná / Foto - Acervo de Curitiba Antigamente / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.