1965
Até a primeira metade do século XX, o Paraná tinha apenas uma rodovia pavimentada: a Estrada da Graciosa (PR-410). Hoje um atrativo turístico do Estado, a estrada já foi a principal rota do transporte rodoviário de cargas, por ajudar a ligar o norte ao litoral.
Com o sucesso da economia cafeeira entre os anos 1930 e 1950, viu-se no Paraná a necessidade de investir em infraestrutura para diminuir o tempo de escoamento dos produtos até os portos, onde eram exportados para o resto do mundo. Foi neste cenário que surgiu a famosa Rodovia do Café.
Idealizada ainda na época do Brasil Império, a rodovia foi inaugurada em 25 de julho de 1965 com um objetivo ousado: ser uma rodovia transcontinental, ligando a costa do Brasil e Mato Grosso, além de atingir Bolívia e Peru a partir de seções fluviais. Não demorou muito para a estrada se tornar o principal ponto de escoamento do café no norte do Paraná. A fotografia mostra o desfile de inauguração da Rodovia, na região de Apucarana.
A construção foi a primeira pavimentação realizada pelo recém criado Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, além de ter sido, até o momento, um dos poucos exemplos de obras de infraestrutura brasileira que ficou pronta antes do prazo. Prevista para ser finalizada em até dez anos, a Rodovia do Café foi entregue em cinco.
Fontes: Especiais Gazeta do Povo / Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR / Foto - Acervo de DER-PR / Acervo Paraná Histórica
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