Paraná

Inauguração da Rodovia do Café - Julho de 1965

1965


Até a primeira metade do século XX, o Paraná tinha apenas uma rodovia pavimentada: a Estrada da Graciosa (PR-410). Hoje um atrativo turístico do Estado, a estrada já foi a principal rota do transporte rodoviário de cargas, por ajudar a ligar o norte ao litoral.

Com o sucesso da economia cafeeira entre os anos 1930 e 1950, viu-se no Paraná a necessidade de investir em infraestrutura para diminuir o tempo de escoamento dos produtos até os portos, onde eram exportados para o resto do mundo. Foi neste cenário que surgiu a famosa Rodovia do Café.

Idealizada ainda na época do Brasil Império, a rodovia foi inaugurada em 25 de julho de 1965 com um objetivo ousado: ser uma rodovia transcontinental, ligando a costa do Brasil e Mato Grosso, além de atingir Bolívia e Peru a partir de seções fluviais. Não demorou muito para a estrada se tornar o principal ponto de escoamento do café no norte do Paraná. A fotografia mostra o desfile de inauguração da Rodovia, na região de Apucarana.

A construção foi a primeira pavimentação realizada pelo recém criado Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, além de ter sido, até o momento, um dos poucos exemplos de obras de infraestrutura brasileira que ficou pronta antes do prazo. Prevista para ser finalizada em até dez anos, a Rodovia do Café foi entregue em cinco.

Fontes: Especiais Gazeta do Povo / Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR / Foto - Acervo de DER-PR / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.