Paraná

Coronel Vivida - 1957

1957


Do acervo de Celso Frederico Lago, a fotografia mostra uma visão parcial da então recém-emancipada Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná. O registro é do ano de 1957, dois anos após o pequeno vilarejo ser elevado ao status de cidade.

Atualmente com uma população de 23 mil habitantes, Coronel Vivida se desenvolveu ao longo do tempo a partir da agricultura, que representa quase metade do Produto Interno Bruto (PIB) do município. A região começou a ser povoada por volta dos anos 1920, com o primeiro núcleo habitacional na região do Jacutinga.

Duas décadas depois, iniciou-se o povoamento da comunidade Palmeirinha, um importante entroncamento rural da região. Durante muitos anos, Coronel Vivida fez parte do território de Palmas e, posteriormente, de Mangueirinha. A Lei Estadual que emancipou a nova cidade é de novembro de 1954, embora a comunidade local tenha adotado como aniversário oficial 14 de dezembro de 1955, quando ocorreu a cerimonia oficial de emancipação.

Fontes: IBGE / Prefeitura de Coronel Vivida / Foto - Acervo de Celso Frederico Lago / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.