1985
O ano de 1985 começava da mesma maneira de sempre para as equipes do Paraná. O Coritiba, principal força do estado naquele momento, fazia uma primeira fase de Campeonato Brasileiro decepcionante, terminando o primeiro turno apenas na 8ª posição entre 10 participantes.
No entanto, poucos conseguem explicar a alavancada que a equipe coxa-branca, sob o comando do então técnico Ênio Andrade, teve no torneio nacional daquele ano. Campeão do returno, o Coritiba garantiu vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história, feito já comemorado no Alto da Glória.
O destino, porém, ainda reservaria mais surpresas. Na semi, o Coxa deixou pelo caminho o Atlético-MG para decidir a final contra o Bangu, do Rio de Janeiro. Quiseram os deuses do futebol que o primeiro título brasileiro de uma equipe paranaense fosse conquistado, justamente, no Maracanã, o principal palco do futebol nacional.
Após um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o Coxa derrotou o time carioca nos pênaltis, levando para a casa o título brasileiro naquele 31 de julho de 1985.
Fontes: Coritiba e Globoesporte.com / Foto - Acervo de Coritiba FC / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.