1982
Dos acervos de Xico Tebaldi e do jornal Fronteira do Iguaçu, o registro é da visita do então presidente da República, general João Baptista Figueiredo, na cidade de Guaíra, pouco antes da inundação artificial do Salto das Sete Quedas do Rio Paraná. O ano é 1982.
Consideradas as maiores cachoeiras do mundo em vazão de água, o Salto das Sete Quedas do Rio Paraná foi, durante anos, um atrativo turístico para os moradores da região.
A maior parte do conjunto de cachoeiras tinha mais de 40 metros de altura e, em algumas épocas do ano, o volume de águas registrado chegava a 13 mil m³ por segundo, o dobro, por exemplo, do que é registrado nas Cataratas de Niágara, na divisa dos Estados Unidos com o Canadá.
Ao todo, o conjunto era formado por 19 saltos, que eram abertos à visitação do público em determinadas épocas do ano.
Em 1982, as Sete Quedas foram inundadas, artificialmente, para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A ação resultou em protestos de moradores locais, que alegavam temer o impacto econômico em Guaíra, resultado do fim das atividades turísticas da região. Ao todo e com a colaboração da força das chuvas, a inundação total das cachoeiras levou 14 dias, menos tempo do que o previsto inicialmente pelos engenheiros responsáveis, que era de 60 dias.
Fontes: Folha de S. Paulo / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.