1954
Com um acervo de mais de 730 mil livros, a Biblioteca Pública do Paraná é uma das maiores e também mais antigas bibliotecas públicas da América do Sul. Ela foi criada ainda no século XIX, mais precisamente em 7 de março de 1857, a partir de decreto do então vice-presidente da Província do Paraná, José Antônio Vaz de Carvalhaes.
No início, o objetivo do projeto era ceder um pequeno acervo com “obras mais convenientes aos estudos das matérias ensinadas no Lyceu” de Curitiba. De 1857 até a década de 1950, a Biblioteca Pública do Paraná enfrentou diversos percalços e passou por 12 endereços diferentes, até ter uma sede própria construída, inaugurada em 19 de dezembro de 1954, como mostra a foto.
A solenidade foi prestigiada pelo então presidente da República, João Café Filho, e pelo governador da época, professor Bento Munhoz da Rocha Neto. O prédio mantém, até os dias atuais, as mesmas características de seu surgimento, ainda sediado na rua Cândido Lopes, no centro da capital paranaense.
Fontes: Governo do Paraná / Foto - Acervo de Dicezar Barbosa / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.