Paraná

Avenida Arthur de Abreu, em Paranaguá - Década de 1950

1950


Retrato de uma Paranaguá ainda pouco movimentada, a fotografia mostra um passeio dominical na avenida Arthur de Abreu, hoje no centro histórico da cidade. O registro é de algum momento da década de 1950.

Há uma explicação histórica para as cidades mais antigas do Brasil, como São Vicente-SP e Salvador-BA, serem as mais próximas do litoral: as expedições colonizadoras sempre chegavam pelo mar. E como desbravar a mata virgem do interior do Brasil, ainda inexplorado, era uma tarefa desafiadora, era bastante comum os exploradores formarem bases e até constituírem cidades nas regiões litorâneas antes de se aventurarem pelo interior do país.

No Paraná, não foi diferente. A cidade mais antiga do Estado é Paranaguá, fundada em 1647, cerca de 100 anos antes do surgimento dos primeiros vilarejos do interior. A sua colonização, no entanto, é ainda mais antiga, datada de meados de 1550.

O nome Paranaguá é de origem indígena, das tribos Carijós, e significa ‘Grande Mar Redondo’. A proximidade da cidade com o mar fez das atividades de exportação a principal atividade econômica da região. A fotografia, de ano desconhecido, retrata os primórdios do Porto de Paranaguá, quando ainda recebia  barcos à vela.

Fontes: Litoral Paranaense / Foto - Acervo de Carlos Sviatowski / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.