Paraná

Retoques finais na padroeira de Cascavel - 1994

1994


Um dos cartões postais de Cascavel, o monumento à Nossa Senhora Aparecida, localizado em frente à Catedral, completará 30 anos de existência em 2024. A fotografia  foi veiculada em uma reportagem do jornal O Paraná, em outubro de 1994, quando a escultura foi inaugurada. 

Na imagem, aparece o artista plástico responsável pelo monumento, Dirceu Rosa, dando os retoques finais na obra, que tem 13 metros de altura (o equivalente a um prédio de quatro andares).

Em 2019, quando o monumento completou 25 anos de inauguração, o próprio Dirceu Rosa concedeu entrevista à Catve, onde recordou detalhes do projeto. Ele revelou, por exemplo, que para manter a escultura de pé foram necessárias duas toneladas de ferro, somadas a  outras 50 toneladas de concreto. 

Um detalhe que torna a foto ainda mais curiosa é mostrar Dirceu no topo dos 13 metros de altura da estátua, com o auxílio de um caminhão guincho. Na entrevista de 2019, o profissional revelou ter medo de altura.

Fontes: Catve e jornal O Paraná / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.