Paraná

Vista panorâmica de Castro - março de 1935

1935


Um dos núcleos de povoamento mais antigos do Paraná, Castro foi fundada em 1778, para servir de suporte para tropeiros que faziam o trajeto da cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, até o interior de São Paulo a cavalo.

No início de seu surgimento, o clima e a pastagem farta passaram a atrair famílias paulistas, notadamente das cidades de Sorocaba, Santos e Itu para se instalar nos Campos Gerais, tendo como objetivo a criação de gado. Graças a essa atividade, a região onde hoje encontra-se o município recebeu como primeiro nome “Pouso do Iapó”.

A fotografia mostra a região central da cidade em março de 1935. Ela pertence ao acervo da Biblioteca Nacional. A nomenclatura “Castro” viria em 1788, como uma homenagem ao então secretário de Estado da Marinha e Ultramar de Portugal, Martinho de Melo e Castro. O nome, que vem do latim “Castru”, significa fortaleza. 

O status de Vila foi reconhecido pelo governo Provincial em 1854. Em 1857, veio o status de cidade, sendo desmembrada de Curitiba.

Fontes: Livro “O Paraná e seus municípios” / Biblioteca Nacional / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.