1950
A fotografia fez parte da exposição “Entre o Rural e Urbano: configurações do espaço em Carambeí”, realizada em 2019 e organizada por Karen Barros, do Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí. O objetivo foi mostrar aspectos de uma cidade rural ainda presentes em Carambeí, mais de 110 anos após a sua fundação.
O registro panorâmico da cidade mostra-a em algum momento da década de 1950. Carambeí tem origem no entorno de uma fazenda, que era parada de viajantes que faziam, ainda a cavalo, o trajeto do centro-oeste do Rio Grande do Sul ao estado de São Paulo. Em 4 de abril de 1911, um núcleo de povoamento foi fundado por imigrantes holandeses e, com o passar dos anos, a nova comunidade passou a receber trabalhadores da Cooperativa Batavo (atual Frísia), dando molde ao novo município, que viria a ser emancipado apenas em 1995.
Fontes: Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí / Frísia Cooperativa Agroindustrial / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.