Paraná

Posto Planalto, em Alto Paraná - Ano desconhecido

1960


Alto Paraná é mais um dos municípios cuja história conta com a participação da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Foi a loteadora quem fez as primeiras demarcações de terras da atual área urbana da cidade, hoje com aproximadamente 15 mil habitantes.

No fim da década de 1940, a CMNP vendeu cerca de 50 mil alqueires de terras para a Imobiliária Ypiranga, que desejava fazer do local uma nova cidade, planejada urbanisticamente. Um desses traços pode ser observado na própria planta de Alto Paraná, uma vez que todas as ruas tem ligação direta com a avenida principal.

Após a compra dos terrenos, a imobiliária fez uma campanha maciça de povoamento e ela própria deu a região o nome de Alto Paraná, uma referência a posição geográfica da área, no ponto ‘alto’ do Paraná. Ainda na primeira metade de 1950, cerca de 10 mil pessoas já havia sido atraídas ao novo povoado, que em 1951 foi elevado à categoria de distrito de Nova Esperança. A emancipação política viria em 1953, a partir da Lei Estadual Nº 1.190.

A região destacou-se, economicamente, pelo cultivo de café e pela atividade madeireira. Por estar às margens da BR-376, sua localização facilitava o escoamento das mercadorias ali produzidas para os grandes centros, mas faltava a infraestrutura necessária, como postos de combustíveis. Foi aí que, por iniciativa do pioneiro e empresário Inácio Clasen, nasceu na década de 1960 o posto Planalto, retratado na imagem, um dos primeiros postos de combustíveis de Alto Paraná.

Fontes: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná / IBGE / Foto - Acervo de Patrícia Clasen / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.