Paraná

Construção da Ponte da Amizade - Década de 1960

1960


Uma das grandes obras de engenharia inauguradas no Paraná durante o regime militar, a Ponte Internacional da Amizade tinha o objetivo de romper as barreiras geográficas que ainda impediam uma maior proximidade entre o Brasil e o Paraguai. 

O projeto foi pensado alguns anos antes, em 1956. No dia 29 de maio daquele ano, os governos do Brasil e do Paraguai assinaram acordo para a construção de uma ponte sobre o rio Paraná, passando por Foz do Iguaçu e ligando o país a Ciudad del Este, no lado paraguaio. Em 14 de novembro de 1956, uma comissão especial com membros do governo dos dois países foi fundada, responsável pela execução da obra, que ficou a cargo do engenheiro Almyr França. 

Após estudos preliminares, os engenheiros constataram que a futura ponte deveria ter, no mínimo, 18 metros de altura acima do nível do mar, para evitar o transbordo das águas na construção em dias de cheia no rio Paraná. Assim, a Ponte da Amizade foi construída com 32 metros de altura acima do nível das águas e 553 metros de comprimento. A obra foi inaugurada  em 27 de março de 1965, em uma solenidade que reuniu o presidente do Brasil, Castelo Branco, e o do Paraguai, Alfredo Stroessner.

Fontes: Governo do Paraná e H2Foz / Foto - Acervo de Vald Assunção / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.