1930
No meio acadêmico, há uma ‘rixa’ histórica sobre qual é, realmente, a primeira universidade do Brasil. Apesar de a Universidade Federal do Amazonas (1909) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (1920), à época com outros nomes, atribuírem esse título para si próprias, a primeira universidade realmente constituída no país está no Paraná, mais precisamente na praça Santos Andrade, em Curitiba.
Estamos falando da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fundada em 19 de dezembro de 1912 e com as aulas tendo início no primeiro semestre de 1913. Todo o imbróglio sobre qual instituição é a mais antiga se dá por razões técnicas e jurídicas. Em abril de 1911, foi sancionada a Lei Orgânica do Ensino Superior e Fundamental, que retirava da União o monopólio pela criação de instituições de Ensino Superior no Brasil. Dois anos antes, foi fundada em Manaus a Escola Universitária Livre, que motivou todo o debate. No entanto, a instituição amazonense só recebeu o status de Universidade em julho de 1913, quando a UFPR já estava em funcionamento.
Quando a Federal do Paraná começou a funcionar, as operações estavam concentradas no chamado “Palácio da Luz”. A construção do famoso campus onde a instituição está instalada hoje começou em 1913, cerca de um ano após a fundação. Inicialmente em estilo eclético, que contemplava vários estilos arquitetônicos, a obra foi assinada pelo engenheiro militar Baeta de Faria. A foto em questão é de algum momento da década de 1930.
Fontes: Acervo de UFPR e Casa da Memória / Gazeta do Povo / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.