Maringá

Roberto Carlos em Maringá - 1986

1986


No dia 2 de abril de 1986, o compositor e cantor Roberto Carlos realizou um grande show no Ginásio de Esportes Chico Netto. Com promoção da Rádio Cidade FM e da Rádio Cultura AM, execução da Totum Produções, além do patrocínio do refrigerante Sprite e Açúcar União, aquele espetáculo integrava a turnê de divulgação do álbum "Verde e Amarelo", lançado um ano antes. 

A música de trabalho homônima deste disco exalta as cores da bandeira do Brasil como símbolos de uma nação forte e resiliente. Roberto Carlos utiliza a canção para expressar seu amor pelo país, destacando as belezas naturais e a rica cultura do povo brasileiro. Também é importante reforçar que o país vivia a redemocratização, e o compositor sempre buscou conectar seu trabalho com tendências do grande público. Logo, a temática não deixou de ser também uma jogada publicitária para engajar nas vendas. 

Os ingressos daquele show foram comercializados na lanchonete Pingo D'Ouro, localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 252, próximo ao térreo do edifício Três Marias. Os valores variaram entre 80 (arquibancada) e 200 cruzados (cadeiras na quadra). 


Segundo divulgado pela imprensa, "durante 25 anos consecutivos, ele é o maior nome da música brasileira (...). Dois milhões de álbuns vendidos a cada ano". Considerado o artista expoente da época em âmbito global, o impresso O Diário do Norte do Paraná de 2 de abril daquele ano clamou ao público para que "vista-se de verde e amarelo e vá aplaudir de perto o cantor e compositor (...)". 

Mais de oito mil pessoas assistiram Roberto Carlos naquele dia. Mesmo com uma hora de atraso, a apresentação agradou ao público por conta de sua grandiosa estrutura, conforme a foto feita por Roberto Furlan pode comprovar. 


Contudo, alguns detalhes não passaram despercebidos. Iracy Rodrigues expressou certa indignação em uma coluna veiculada posteriormente na imprensa. "Sim, pecou; em primeiro lugar porque não ficou em Maringá, nem chegou mais cedo para conceder entrevista; não temos culpa de seus problemas de bastidores; não voltou ao palco para o bis (...), onde o público também já havia preparado uma homenagem pelo seu aniversário, que é este mês", expôs pela imprensa. 

Aquele era o primeiro show da turnê pelo interior de 1986. Após a estreia no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Roberto Carlos e sua equipe chegaram a Maringá. 

Ao longo da história, o considerado "rei" voltaria em algumas outras oportunidades para se apresentar na "Cidade Canção". 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 1º de abril de 1986 e de 3º de abril de 1986 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.