1982
Ocorrida em 1982, a Expoingá começava a ganhar cada vez mais visibilidade estadual e regional. Aquela décima edição do evento, promovida pela Sociedade Rural de Maringá, contou com diversas instituições bancárias expondo seus estantes na feira. No registro, as faixas de alguns deles saudando ao público: Banco Sulbrasileiro S/A, Banco Itaú e Sul Brasileiro Seguros Gerais.
Atenção também para os modelos de veículos estacionados no local: Opala, Fusca, Corcel e Fiat 147.
O Banco Sul Brasileiro S/A foi criado em 1972, com a fusão do Banco Nacional do Comércio (Banmercio), Banco da Província e do Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco). Nos dez anos seguintes, a instituição foi expandida pelo Brasil, atingindo no final de 1982, 379 agências, 37 a mais do que no momento da fusão. No início de 1984, tiveram início as negociações para unir forças com o Grupo Habitasul e, mais tarde, com o Grupo Brasilinvest, de Mário Garnero. Porém, as tratativas não prosperaram.
Em 7 de fevereiro de 1985, o Sulbrasileiro sofreu intervenção do Banco Central do Brasil por problemas de liquidez. Neste mesmo período, outros bancos também tiveram problemas similares. São exemplos, além do Habitasul e Brasilinvest que haviam tentado se fundir com o Sulbrasileiro, o Banco Auxiliar de São Paulo, Banco de Comércio e Industria do Estado de São Paulo (Comind), Banco Maisonnave, dentre outros.
Por articulação de políticos gaúchos, em maio de 1987, a União criou o Banco Meridional do Brasil S/A, com a desapropriação das ações do Sulbrasileiro por meio de decreto-lei federal e outras providências. Como parte do patrimônio, o Banco Meridional recebeu do Sulbrasileiro cerca de 15 mil bens, incluindo 5 mil terrenos em dez praias, além de 80 a 90 mil hectares de propriedades rurais.
Depois, o Meridional acabaria controlado pelo o Banco Bozano Simonsen que, por sua vez, seria incorporado pelo Santander. Em Maringá, a sua agência funcionou na rua Néo Alves Martins, próximo à avenida Getúlio Vargas.
Fontes: acervo Emílio Conchão / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.