Maringá

João Paulino na sacada do hotel - Anos 1960

1960


O registro mostra o então prefeito João Paulino Vieira Filho na sacada do salão de eventos do Grande Hotel Maringá, no início da década de 1960. Ao fundo é possível identificar parte da estrutura ainda em madeira da Catedral Nossa Senhora da Glória. 

Nas eleições para prefeito de Maringá em 1960, concorreram o promotor público João Paulino Vieira Filho, o industrial Vanor Henriques e o advogado Jorge Ferreira Duque Estrada. 

João Paulinho (PSD) mantinha grande prestígio em toda região, desde quando atuou como promotor e político em Mandaguari, na década de 1940; Vanor Henriques (UDN/PTB) era empresário de sucesso. Proprietário da Serraria São Sebastião, havia percorrido diversos países em busca de experiências; o advogado Duque Estrada (PST) já havia sido vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal, e, de certa forma, colecionava dissabores em função de seu jeito peculiar de administrar conflitos. 

Próximo das eleições, que ocorreram em 3 de outubro de 1960, despontavam como favoritos João Paulino e Vanor Henriques. Deles, JP saiu vitorioso com 5.824 votos contra 5.485 votos conquistados por Vanor Henriques e 2.080 votos de Duque Estrada.

Dado os seus atributos e realizações, João Paulino foi o primeiro prefeito a consolidar um sucessor para o Executivo Municipal. As eleições realizadas em 6 de dezembro de 1964 foi polarizada entre dois candidatos, o médico Luiz Moreira de Carvalho (PDC/PSD/PTB/PR/PSP/PRP) e o advogado Adriano José Valente (UDN). Apoiado pelo promotor público, Luiz Moreira saiu vitorioso naquela oportunidade. 

Fontes: Acervo Foto Maringá / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.