1985
Em janeiro de 1985, o desembargador Zeferino Mozzato Krukoski foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Maringá, em sessão solene da Câmara Municipal que foi realizada no prédio do Fórum Estadual, localizado na avenida Tiradentes. A entrega do reconhecimento foi realizada pelo vice-prefeito de Maringá, Noboru Yamamoto.
No primeiro registro, Krukoski aparece ao lado da prefeita de Paiçandu, Therezinha Meneguetti Seghezzi, uma das fundadoras da Usina Santa Terezinha. Instalada em Iguatemi, o nome da indústria foi uma homenagem à única mulher de seis irmãos.
A segunda foto mostra, da esquerda para a direita, o advogado Sebastião de Campos Almeida, Ângelo Planas, Maria Amélia Ribeiro Planas, o desembargador Krukoski e o cartorário e empresário Waldemiro Planas. A última imagem apresenta o homenageado ao lado do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Alceu Conceição Machado, e do secretário de Estado da Indústria e Comércio do Paraná, Francisco Simeão Rodrigues Neto, além de outras autoridades e convidados.
Quanto a Zeferino Mozzato Krukoski, a homenagem se deveu a ele ter sido o primeiro Juiz de Direito do Município, quando da instalação da Comarca de Maringá, em março de 1954. Krukoski atuou na cidade por dez anos.
Nascido em 6 de julho de 1920, em São Mateus do Sul, Zeferino Krukoski serviu como juiz em diversas cidades, como Bocaíuva do Sul, Mandaguari, dentre outras. Em 1973, o magistrado foi promovido a desembargador. Aposentou-se em 1990, vindo a falecer em 31 de dezembro do ano seguinte.
Fontes: Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.