Maringá

Planta parcial da Zona 8 - 1952

1952


A planta da Zona 8 aparece assinada pelo engenheiro Vladimir Babkov, em documento datado de 3 de julho de 1952.

Também conhecido como Bairro Aeroporto, devido à proximidade com a pista de pousos e decolagens, o seu território foi estabelecido entre as ruas Atalaia, São Vicente, Ponta Grossa e Londrina, bem como as avenidas Monteiro Lobato, Laguna, Tuiuti, Mauá, Monteiro Lobato, Brasil e Gastão Vidigal. 

Eram 42 quadras distribuídas ao longo desta região da cidade. Elaborada pela equipe da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a planta parcial apresenta escala de 1:2000.

Na época, havia o provisionamento de o Tiro de Guerra ocupar o lote 445-A, próximo ao córrego Merlo. A via de conexão a este imóvel, conhecida como estrada MA-500, seria nomeada Guedner em homenagem ao político Erasto Gaertner, que havia falecido devido a um AVC, em 19 de maio de 1953. O nome foi estabelecido de forma equivocada até os dias de hoje. 

Gaertner havia estado em Maringá anos antes, quando visitou a região junto da comitiva do governador Bento Munhoz da Rocha Neto, gestão da qual fazia parte. Suspeita-se que o reconhecimento tenha surgido devido a sua passagem próximo a antiga estrada MA-500, logo que pousou no então campo de aviação local.

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.