1958
O contador e empresário Moysés Wille Lupion de Troia governou o Paraná por duas vezes, entre 1947-1951 e 1956-1961. Entre estas gestões, elegeu-se senador e, posteriormente, deputado federal. Nascido em Jaguariaíva no dia 25 de março de 1908, faleceu em agosto de 1991, aos 83 anos.
Durante a sua segunda gestão à frente do governo do Paraná, Moysés Lupion esteve em Maringá no dia 10 de fevereiro de 1958. A sua comitiva foi formada pelo secretário de Viação e Obras Públicas, Cassio Macedo; pelo diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Plínio Franco Ferreira da Costa; pelo diretor do Departamento de Água e Esgotos, Ladislau Lachowski; pelo diretor do Departamento de Turismo e Divulgação do Estado, Silvio Pessoa; pelo deputado federal general Mário da Silva; pelo deputado estadual João Ribeiro.
Em Maringá, as autoridades foram recepcionadas pelo prefeito Américo Dias Ferraz; pelo lançador de impostos estaduais e candidato a deputado estadual pelo PSD, Néo Alves Martins; pelo presidente da Câmara Municipal, Heitor Dutra, junto dos vereadores Maurício Girardello e Salvador Lopes; além do médico Gerardo Braga, o advogado Altino Borba e outras personalidades.
Moysés Lupion veio para acompanhar o andamento de alguns projetos em execução pelo Governo do Paraná na cidade e região. Dentre elas, um ginásio municipal, um centro de saúde, a delegacia e cadeia pública, a recebedoria estadual (também conhecida como coletoria), além da ponte sobre o rio Ivaí. Segundo matéria veiculada na revista A Estampa do Norte do Paraná, de março de 1958, estas obras estavam em atraso e há muito tempo vinham sendo reclamadas pela comunidade local.
Quanto a cadeia pública, o prédio foi construído na avenida Paraná esquina com a rua Guaíra, onde permaneceria durante décadas; a Recebedoria Estadual foi edificada na avenida Herval esquina com a avenida XV de Novembro, seguindo preservado até os dias atuais sob o comando do Gaeco. O ginásio estadual era o então Gastão Vidigal, prédio hoje ocupado pelo Instituto de Educação Estadual de Maringá. Quanto ao centro de saúde, sua localização não foi mapeada.
Sobre as imagens:
Fontes: Acervo Maringá Histórica / A Estampa do Norte do Paraná de março de 1958.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.