1950
Algumas imagens registram momentos do cotidiano de forma significativa. Ao interpretar tais registros, em processo que a História qualifica como iconografia, uma complexa série de informações vem à tona como hábitos da sociedade do período pesquisado.
Possivelmente feita no final da década de 1950, esta foto é um exemplo. Obviamente, em destaque, imponente, está o prédio do Grande Hotel Maringá. Três veículos aparecem no quadro, um às margens da calçada e dois próximos ao saguão de entrada do estabelecimento. Das 16 janelas visíveis, apenas quatro estão abertas, sendo que uma parece ter alguma roupa pendurada. À direita, despretensiosamente, um jovem aparentemente com traços nipônicos chupa sorvete ao tempo que carrega um amigo na garupa.
Quais hipóteses a imagem nos indica? Nada é determinante na investigação histórica. Mas ao olhar para estes detalhes, vemos um pouco mais do cotidiano de um dia comum da cidade.
Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.