Em abril de 1966, a Folha do Norte do Paraná divulgou a foto junto da seguinte nota: "máquinas e homens da Prefeitura desenvolvem um rush intenso nas obras do viaduto da avenida São Paulo, que deve ser concluído nos próximos dias para ser inaugurado no dia 10 de maio, data em que a cidade completa seus 19 anos de fundação". A chamada de capa continua, "o viaduto terá duas pistas para veículos e dois largos passeios para pedestres. A iluminação será moderna e farta, compondo um conjunto arquitetônico de excelente efeito. Após a inauguração da grande obra, a avenida São Paulo será uma das mais movimentadas (...)".
Aquela era uma demanda muito reclamada por empresários e pessoas que precisavam chegar a Zona Norte da cidade. Com o intenso movimento de vagões, resultante do pátio de manobras ferroviárias que ficava nas proximidades, era comum acidentes e engarrafamentos nos cruzamentos de nível.
Executada na gestão do prefeito Luiz Moreira de Carvalho, a obra foi inaugurada na data prevista com a presença de grande multidão e diversas autoridades, dentre elas, o governador Paulo Pimentel. Com o passar do tempo, o equipamento viário acabou conhecido como "viaduto do café".
Embora tenha melhorado a segurança e o fluxo de veículos, o viaduto foi feito sem a drenagem adequada, o que resultava no represamento de água em períodos de intensas chuvas.
A partir de nova remodelação do eixo central de Maringá, o viaduto seria demolido na década de 1990.
Fontes: Folha do Norte do Paraná de 14 de abril de 1966 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.