1992
Do início de 1992, a foto mostra a família Eidam (os irmãos Newton, Vilmar e Milton, bem como o patriarca, Emílio Edmundo Eidam) em frente à Elite Magazine. Localizado na avenida Brasil, região central da cidade, o empreendimento foi fundado em julho de 1963.
Essa história teve início com a vinda do descendente de alemães, Emílio Edmundo Eidam, da vizinha Mandaguari, de onde trouxe muitos anos de experiência no comércio: naquela cidade, Edmundo tinha a Casa Elite, uma loja especializada em tecidos e armarinhos que havia sido fundada em 1940.
A ideia de mudar para Maringá partiu da perspectiva de crescimento que a nova cidade oferecia, já que vinha registrando um progresso estimulante. Em 1957, Emílio Eidam comprou um terreno na avenida Brasil, onde sentiu que seria o lugar ideal para uma loja como a que queria instalar.
Eidam começou a construir o prédio por volta de 1960. Em uma entrevista feita no início de 1992, os filhos Vilmar e Milton fizeram questão de lembrar que a estrutura que o pai edificou era uma das mais modernas das redondezas na época. “Meu pai construiu esta loja graças à renda que tinha de um sítio de café", contou Vilmar, que depois de exercer sua profissão de engenheiro civil durante 12 anos, deixou tudo de lado para entrar na sociedade com o pai e os irmãos.
Os irmãos lembram que o pai vendia com prazo de até 10 meses, sem juros. Tudo isso, somado a uma clientela que tinha dinheiro graças aos lucros da cafeicultura e que começava a se interessar pelas confecções finas. Aquele cenário deu bases e impulsionou o crescimento e a consolidação da Elite Magazine.
Os anos foram passando e a loja foi conquistando clientes tradicionais - alguns deles se mantiveram fieis até o fim. Em 1981, a família decidiu fazer a primeira reforma do prédio, mudando e modernizando totalmente a fachada.
A Elite Magazine não existe mais. Ela funcionou na avenida Brasil, nº 3.781, em frente ao atual Centro Comercial Maringá.
Fontes: Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Revista Acim de fevereiro de 1992 / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.