1980
A praça Napoleão Moreira da Silva, além de logradouro, também cedeu espaço para a ocupação de diversos equipamentos de finalidade pública. Desde estação rodoviária até mesmo terminal de passageiros para o transporte coletivo.
Dentre esses equipamentos, essa praça ainda foi servida de uma escola infantil. Trata-se da Unidade Satélite de Ação da Pré-Escola, a Usape. Estando bem localizada, atendia dezenas de crianças, especialmente, filhos das pessoas que trabalhavam em estabelecimentos da região central.
Necessário destacar que em 1966, o engenheiro agrônomo Anníbal Bianchini da Rocha doou uma muda de seringueira cultivada no Horto Florestal Luiz Teixeira Mendes para professoras da Usape, as quais a plantaram ao lado da escola. A seringueira cresceu e tornou-se um belo exemplar admirado pelos frequentadores da praça e moradores da região. Contudo, a árvore foi cortada em novembro de 2012.
Instalada às margens da rua Basílio Sautchuk, a Usape funcionou nesse local até abril de 1982, quando suas atividades foram transferidas para a Pré-Escola Professora Miriam Leila Palandri. Na mesma época, a Prefeitura Municipal instalou em sua área um parque infantil.
Fontes: Acervo JC Cecílio / Acervo Maringá Histórica / contribuições de Marco Antonio Deprá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.