1980
O registro foi feito no início da década de 1980 pelo dentista e fotógrafo amador, Laércio Nickel Ferreira Lopes. Por meio de sua lente, a imagem que ficou para a posteridade mostra a Catedral Nossa Senhora da Glória, ainda na coloração original proveniente do concreto de sua estrutura brutalista; a avenida Tiradentes, que surge ao centro; o então Maringá Bandeirantes Hotel, à direita; além de diversas outras estruturas, como o Instituto de Educação Estadual de Maringá, o Colégio Marista e a 1ª Igreja Presbiteriana Independente (IPI Maringá), que foi organizada em 7 de agosto de 1949.
Outro destaque é a praça da Catedral. Foi em 26 de junho 1979 que a Prefeitura deu início a diversas benfeitorias neste logradouro público, que na época levava o nome de Cássio da Costa Vidigal.
Com área total de 65 mil m², a praça viria a ser inaugurada em novembro de 1982, quando passou a contar com espelho d'água em volta do templo - a imagem mostra uma fase anterior, quando tal atrativo ainda não havia sido construído. Em seu lugar havia coqueiros e uma bela composição de vegetação baixa. As benfeitorias ainda resultaram na construção de calçadas e na execução de um cuidados projeto paisagístico.
Desenvolvido por Claudinei José Vecchi, arquiteto da Coordenadoria de Planejamento, Urbanismo e Habitação da Prefeitura de Maringá, este formato da praça ficou marcado na memória de muitos maringaenses durante décadas.
Fontes: foto e acervo de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica / Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.