1940
O pioneiro é a figura mítica mais relevante na historiografia de Maringá. Existem vários perfis de pioneiros: o latifundiário abastado, o imigrante, o retirante nordestino, os trabalhadores braçais que não possuíam terra. Apesar das diferenças sociais, étnicas, econômicas, religiosas, linguísticas, entre outras, todos eles se unem sob a mesma ótica, a do desbravador.
O “peladão”, como é conhecido o Monumento ao Desbravador, feito pelo artista Henrique Aragão, presta homenagem à classe pioneira, com os braços levantados ao céu e despido, simbolizando a coragem dos indivíduos e a carência de estrutura.
A fotografia, datada de 1943, mostra um caminhão atravessando a picada na mata, com diversos homens sobre a carroceria. Nostálgica para alguns, a imagem foi utilizada como símbolo do pioneirismo maringaense e da preservação da figura mítica do pioneiro.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.