O Movimento de Cursilhos da Cristandade (MCC) surgiu na Espanha nas décadas de 1930 e 1940. A iniciativa veio pela Juventude da Ação Católica Espanhola (Jace) da Diocese de Palma de Maiorca, na Ilha de Maiorca, encorajada pelo bispo Dom Juan Hervás e por seus assistentes eclesiásticos.
O MCC chegou ao Brasil trazido pela Missão Católica Espanhola, sendo que o 1° Cursilho Masculino foi realizado na cidade de Valinhos, em São Paulo, em 1962.
O cursilho destaca-se por ser um movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo, com o propósito de despertar novas lideranças - preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja -, a fim de que se tornem evangelizadoras de suas realidades particulares (denominadas "ambientes").
O Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Maringá é uma associação de fiéis leigos. O MCC Maringá compõe-se de cinco regiões pastorais: Região Pastoral Centro, Região Pastoral Centro Sul, Região Pastoral Leste, Região Pastoral Oeste e Região Pastoral Norte.
A imagem de 1977 mostra o grupo masculino do cursilho. Ao centro, de óculos, é possível identificar o então bispo arquidiocesano Dom Jaime Luiz Coelho.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá