1980
O mito do herói fundador é recorrente em várias civilizações. Não diferente, no norte do Paraná, a figura do pioneiro ocupa essa posição. O imaginário pioneiro se reveste de nobreza, coragem e, acima de tudo, de trabalho pesado em condições que beiram a natureza selvagem.
Ligado ao campo, o pioneiro é o agricultor, seja o proprietário de terras ou o trabalhador braçal, frequentemente imigrante estrangeiro ou nacional, que da labuta na fertilíssima terra roxa, extraía o ouro verde que era o café, maior riqueza do Brasil.
A figura do pioneiro foi inspiração para diversos artistas, que o imortalizaram em suas obras. Diversos pintores, escritores, poetas e trovadores fizeram dele o seu tema. E não diferente, também os fotógrafos, mídia que se popularizava na época.
Este é o caso da obra O Homem e o Sol, de Miguel Persi. A foto artística foi publicada no periódico Norte do Paraná em Revista, em setembro de 1958.
Miguel colaborou diversas vezes com a publicação supracitada. Além de fotógrafo, era gerente do Banco Brasileiro de Descontos, na agência Nova Esperança.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.