1947
Tendo a mesma idade de Maringá, a Vila Operária (Zona 03) inicialmente possuía um cunho mais popular. A priori, foi um espaço destinado para a edificação das casas dos operários, facilitando a locomoção até seus postos de trabalho.
Ainda nos anos de 1950, a Vila Operária fazia parte da tangente periférica do centro de Maringá. Hoje, ela é parte integrada a zona central.
Importante ressaltar que este bairro já foi considerado o maior colégio eleitoral do município. Fato este endossado pelo sucesso de Inocente Villanova Júnior nas eleições de 1952. Morador e empresário do bairro, se tornou o primeiro prefeito da cidade. Parte de seus comícios e encontros foram realizados na Vila Operária.
Parabéns, Vila Operária.
Na imagem da segunda metade da década de 1960,vemos a Vila Operária. O prédio de maior destaque é o Cine Horizonte. As vias que aparecem na foto são (da direita para esquerda): Avenida Mauá, Avenida Brasil, Rua Santos Dumont, Rua Neo Alves Martins, Rua Marcílio Dias e a Avenida Riachuelo.
----
Confira nos links abaixo, algumas postagens que fazem referências ao bairro:
Fonte: Memória dos Bairros: Vila Operária. Prefeitura do Município, Secretaria de Cultura, Gerência de Patrimônio Histórico. Maringá, 2002.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.