1954
Depois da emancipação de Maringá, promulgada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto e efetivada em 1952, o Município carecia de uma Comarca, visto que os processos, até então, eram endereçados à Comarca de Mandaguari.
A ordem pelo Judiciário para a instalação de uma Comarca em Maringá foi dada em 1954 e trouxe para cidade dois magistrados que já cuidavam dos casos da região. Foram eles, o primeiro juiz, Zeferino Mozzato, e o primeiro Promotor Público, João Paulino Vieira Filho, que aparece na imagem usando vestes talares.
O evento de posse foi presidido pelo Desembargador Munhoz de Melo, no dia 9 de março de 1954, e contou com a presença de autoridades diversas.
João Paulino, advogado e promotor, ficaria mais conhecido pela população por ocupar por duas vezes o cargo de prefeito. Sua figura carismática mantinha grande prestígio em toda região, desde quando atuou como promotor público e político em Mandaguari, na década de 1940.
Trata-se de uma potência eleitoreira e um dos mais influentes personagens locais, sendo o segundo lugar na memória dos maringaenses de acordo uma antiga enquete promovida pelo Maringá Histórica, ficando atrás apenas do primeiro bispo, Dom Jaime Luiz Coelho.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.