1960
Maringá conta, desde o início de sua formação, com a presença da comunidade de imigrantes japoneses. Presentes no Brasil desde 1908, e mais intensamente na década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial, parte desses imigrantes eram de fé católica e optaram pelo Brasil por ser um país majoritariamente desta religião.
Com a chegada de Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro bispo de Maringá, em 1957, a comunidade passou a receber atenção especial do governante da diocese. No ano seguinte, em 1958, por meio dos esforços do bispo, deu-se início a Missão Nipo Brasileira, que tinha como intuito amparar a fé católica desse grupo em particular.
Dom Jaime providenciou a presença de um padre católico do Japão para atendimento da comunidade. O escolhido foi o Monsenhor Miguel Yoshimi Kimura, missionário vindo da Paróquia de Fukuoka no Japão, que havia emigrado para o Paraná, e residia na cidade de Paranavaí. Dom Jaime trouxe o monsenhor para Maringá e deu apoio a missão iniciada pelo padre japonês, auxiliando-o a percorrer as comunidades nipônicas em todas as cidades da diocese em sua missão evangelizadora.
A imagem, da década de 1960, mostra o Monsenhor Kimura no canto esquerdo em segundo plano. À frente e ao lado está o grupo de católicos nikkeis. A ocasião da foto é um encontro de jovens diocesanos realizado em Maringá.
A foto foi publicada na revista Jubileu de Prata da Missão Nipo Brasileira, em 1983.
O Monsenhor Kimura deixou o Brasil para realizar tratamentos de saúde no Japão e por lá faleceu em 1967.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Jubileu de Prata da Missão Nipo Brasileira.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.