Maringá

Grande Hotel - Década de 1950

1950

O Grande Hotel Maringá começou a ser construído em 1951 e finalizado em 1956. O projeto arquitetônico é assinado por José Augusto Bellucci, mas o escritório do arquiteto cuidou de todos os detalhes da obra, das paredes aos talheres, das toalhas aos móveis. 

Na imagem é possível ver o empreendimento ao centro. Ainda não são visíveis nada do que torna o local reconhecível hoje, como o Centro de Convivência Renato Celidônio, o Paço Municipal ou a Catedral. O hotel impõe-se soberano na paisagem árida, ainda com pouca vegetação, sem pavimentação e sem outras edificações. 

O hotel foi encomendado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná dada a necessidade de hospedar os diversos profissionais contratados para realizar trabalhos na cidade, além de abrigar eventos da elite nascente da cidade e grandes investidores. 

Nasceu como Grande Hotel Maringá, depois passou a se chamar Grande Hotel Bandeirantes, e, depois, apenas Hotel Bandeirantes. E assim foi imortalizado por meio do tombo como patrimônio histórico do estado do Paraná em 30 de maio de 2005, sob o número de inscrição: 156 II e Processo 02/2004.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.