1950
Na Maringá da década de 1950 eram escassos os espaços para espetáculos e apresentações. Além dos cinemas, que tinham sua própria programação, havia também o auditório da Rádio Cultura, os salões paroquiais e as sedes dos clubes sociais.
Outro espaço reservado para as artes era o Pavilhão Janes, dirigido por Antonio Laurentino Tavares, o Professor Janes, mágico e proprietário do Flechas Humanas Circus, na década de 1950.
O Pavilhão Janes também era responsável por organizar espetáculos teatrais como é o exemplo da imagem. Pelo figurino e a presença da cruz podemos deduzir que se trata de uma apresentação cristã, representando a Paixão de Cristo.
Na cena, uma mulher de rosto entristecido aparenta interpretar a Virgem Maria. Ao seu lado o Professor Janes dá-lhe consolo interpretando, possivelmente, o papel de José. Em segundo plano podemos ver um homem trajado de centurião romano e outro indivíduo carregando uma cruz. Em terceiro plano, atrás da cruz, é possível identificar outro centurião.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.